sexta-feira, 1 de julho de 2011

Frutos de Pensamentos

     O tempo impede a gente de registrar os mais profundos pensamentos. Aí eles ficam vagando na nossa cabeça, desesperados para sair... até que uma janelinha se abre para a escrita. Assim, abre-se uma janela neste momento e vejo que os pensamentos vão sair desorganizados, atrapalhados... A vontade é de sair é tamanha que não há tempo de colocar ordem.
     A confusão já começa ao mesclar duas partes (pastas) do meu blog... Frutos de Pensamentos e Pé de Acontecimentos. Na quarta-feira, dia 29 de julho, fui ao lançamento do livro  "Ler o Mundo", de Affonso Romano de Sant´Anna. Noite muito agradável que me fez pensar sobre o que quero escrever. E sobre o que quero ler, é claro! Definitivamente, quero fazer meu Doutorado em Formação de Professores Leitores. Pesquisar se os professores são leitores ou não? Já tenho uma prévia do que encontrarei, afinal já andei pelo Brasil inteiro vendo de perto vários e vários professores. O mais importante não é isso. Gostaria de pensar sobre uma forma de mediar a leitura de professores. Não só a leitura técnica ou acadêmica, mas a leitura literária, a leitura crítica, "abrir" os olhos dos professores para "ler o mundo". Sair da sala de aula e ver além. Conduzir os professores por caminhos não navegados, céus não explorados, buracos não escavados, ventos desconhecidos!
     Na mesma noite comecei a ler o livro. E sublinhei trechos, refleti... Nossa! Tudo que eu precisava neste momento: ler sobre ler. Ler o meu mundo dentro do mundo. Ampliar meus horizontes. Não porque o texto seja novidade. É claro que sempre há novidades em todos os textos que lemos, mas muito do que está ali eu já tinha lido (em outras obras do autor e por aí), já sabia, já tinha refletido. Aí que fica mais interessante! Opa! Vejam só, eu estou atualizada sobre o tema. E melhor ainda: como é bom saber que há pessoas que lutam incessantemente há anos e mais anos pela valorização da leitura e a formação de leitores no Brasil.
     Tempo, ahhhhh! Preciso fechar a janela e guardar os demais pensamentos para saírem depois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário