Como faço para escolher um livro para ler com o meu filho?
Como faço para descobrir o que criança gosta de ler?
Já ouvi estas e outras perguntas ligadas ao tema "Incentivo à Leitura". Há muitos pesquisadores que já estudaram o desenvolvimento do leitor. No quadro abaixo descrevo informações que todo pai, mãe e professor devem saber:
Faixa
Etária
|
Escolaridade
|
Estágios
do Desenvolvimento da Criança e da Leitura
|
Característica dos Livros
|
0 a 3 anos
|
Creche
|
Interação
com os outros e com o mundo. Atividade intelectual de natureza sensorial e
motora. Observação da linguagem não verbal: formas, cores, gestos e sons.
Reconhecimento e exploração das primeiras marcas gráficas (imagens de
referência).
|
Livros
de imagens feitos em diversos materiais: pano, plástico, papel cartão...
|
3 a 6 anos
|
Pré-escola
|
Pensamento
pré-conceitual: construção dos símbolos. Mentalidade
mágica. Indistinção eu/mundo.
Pré-leitura:
desenvolvimento da linguagem oral; percepção e relacionamento entre imagens e
palavras; identificação do som e do ritmo da leitura.
|
Livros
que explorem a integração da imagem com o texto e que possuem rimas, ritmo.
Cenas em sequência cronológica simples. Temas ligados ao universo da criança:
animais, cores, sons, formas, brinquedos, família. Nesta fase as crianças
adoram ser o personagem principal da história ou interagir diretamente com
ele. Elas se identificam com o mundo do personagem.
|
6 a 8 anos
|
1º a 3º anos do
Ensino Fundamental I
|
Pensamento intuitivo: Aquisição
de conceitos de espaço, tempo e causa. Ainda com a mentalidade mágica.
Autoestima. Fantasia como instrumento para compreensão e adaptação ao real.
Leitura compreensiva:
Textos curtos. Leitura silábica e de palavras. Ilustração necessária:
facilita associação entre o que é lido e o pensamento a que
o
texto remete.
|
Livros
de aventuras que são narrados em um ambiente próximo: família, escola,
comunidade, histórias de animais, fantasia, problemas infantis próprios da
idade.
|
8 a 11 anos
|
3º ao 5º anos do
Ensino Fundamental I e 6º ano do Ensino Fundamental II
|
Operações concretas:
Pensamento descentrado da percepção e ação. Capacidade de classificar,
enumerar e ordenar.
Leitura interpretativa:
Desenvolvimento da leitura. Capacidade de ler e compreender textos curtos e
de leitura fácil, com menor dependência da ilustraçao. Orientação para o
mundo. Fantasia.
|
Contos
fantásticos, contos de fadas, folclore, histórias de humor, animismo.
|
11 a 13 anos
|
6º ao 8º anos do
Ensino Fundamental II
|
Operações formais:
Domínio das estruturas lógicas do pensamento abstrato. Maior orientação para
o real. Permanência eventual da fantasia.
Leitura informativa ou factual:
Desenvolvimento da leitura: passagem gradual da leitura sintática para a
leitura crítica. Capacidade de ler textos mais extensos e complexos quanto à
ideia, estrutura e linguagem.
|
Aventuras
sensacionalistas: detetives, fantasmas, ficção científica, temas da
atualidade, histórias de amor.
|
13 a 18 anos
|
8º e 9º anos do
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
|
Operações formais:
Descoberta do mundo interior.
Formação de juízos de valor.
Leitura crítica:
Capacidade de assimilar ideias, confrontá-Ias com sua própria experiência e
reelaborá-Ias em confronto com o material de leitura.
|
Aventuras
intelectualizadas, narrativas de viagens, conflitos psicológicos, conflitos
sociais, crônicas e contos.
|
Textos de Referência: ZILBERMANN, Regina e outros. Leitura
em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado
Aberto, 1982./ Site
da Revista Nova Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário