terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O Leitor e o seu Desenvolvimento

Será que podemos incentivar a leitura em qualquer idade? 
Como faço para escolher um livro para ler com o meu filho?
Como faço para descobrir o que criança gosta de ler?

Já ouvi estas e outras perguntas ligadas ao tema "Incentivo à Leitura". Há muitos pesquisadores que já estudaram o desenvolvimento do leitor. No quadro abaixo descrevo informações que todo pai, mãe e professor devem saber:
Faixa Etária
Escolaridade
Estágios do Desenvolvimento da Criança e da Leitura
Característica dos Livros
0 a 3 anos
Creche
Interação com os outros e com o mundo. Atividade intelectual de natureza sensorial e motora. Observação da linguagem não verbal: formas, cores, gestos e sons. Reconhecimento e exploração das primeiras marcas gráficas (imagens de referência).
Livros de imagens feitos em diversos materiais: pano, plástico, papel cartão...
3 a 6 anos
Pré-escola
Pensamento pré-conceitual: construção dos símbolos. Mentalidade mágica. Indistinção eu/mundo.
Pré-leitura: desenvolvimento da linguagem oral; percepção e relacionamento entre imagens e palavras; identificação do som e do ritmo da leitura.
Livros que explorem a integração da imagem com o texto e que possuem rimas, ritmo. Cenas em sequência cronológica simples. Temas ligados ao universo da criança: animais, cores, sons, formas, brinquedos, família. Nesta fase as crianças adoram ser o personagem principal da história ou interagir diretamente com ele. Elas se identificam com o mundo do personagem.
6 a 8 anos
1º a 3º anos do Ensino Fundamental I
Pensamento intuitivo: Aquisição de conceitos de espaço, tempo e causa. Ainda com a mentalidade mágica. Autoestima. Fantasia como instrumento para compreensão e adaptação ao real.
Leitura compreensiva: Textos curtos. Leitura silábica e de palavras. Ilustração necessária: facilita associação entre o que é lido e o pensamento a que
o texto remete.

Livros de aventuras que são narrados em um ambiente próximo: família, escola, comunidade, histórias de animais, fantasia, problemas infantis próprios da idade.

8 a 11 anos
3º ao 5º anos do Ensino Fundamental I e 6º ano do Ensino Fundamental II
Operações concretas: Pensamento descentrado da percepção e ação. Capacidade de classificar, enumerar e ordenar.
Leitura interpretativa: ­Desenvolvimento da leitura. Capacidade de ler e compreender textos curtos e de leitura fácil, com menor dependência da ilustraçao. Orientação para o mundo. Fantasia.
Contos fantásticos, contos de fadas, folclore, histórias de humor, animismo.

11 a 13 anos
6º ao 8º anos do Ensino Fundamental II
Operações formais: Domínio das estruturas lógicas do pensamento abstrato. Maior orientação para o real. Permanência eventual da fantasia.
Leitura informativa ou factual: Desenvolvimento da leitura: passagem gradual da leitura sintática para a leitura crítica. Capacidade de ler textos mais extensos e complexos quanto à ideia, estrutura e linguagem.
Aventuras sensacionalistas: detetives, fantasmas, ficção científica, temas da atualidade, histórias de amor.

13 a 18 anos
8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Operações formais: Descoberta do mundo      interior. Formação de juízos de valor.
Leitura crítica: Capacidade de assimilar ideias, confrontá-Ias com sua própria experiência e reelaborá-Ias em confronto com o material de leitura.
Aventuras intelectualizadas, narrativas de viagens, conflitos psicológicos, conflitos sociais, crônicas e contos.

Textos de Referência: ZILBERMANN, Regina e outros. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1982./  Site da Revista Nova Escola.

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