segunda-feira, 7 de abril de 2014

Filosofando...

Ontem passei a tarde na Livraria Cultura. Peguei vários livros, li umas páginas aqui, outras acolá e, de repente, vejo uma versão pocket da L&PM: Uma breve história da Filosofia, de Nigel Wartburton. Começo a ler e não largo mais. Li quase cinquenta páginas. Refleti. Fiz mais de mil perguntas...

Pensei sobre felicidade. Aristóteles afirmou que a infelicidade surge do fato de não conseguirmos o que queremos. Então, facilmente podemos nos livrar dela e obter a felicidade plena, basta não querermos "tanto", não é mesmo? Ahhhh! Se fosse tão simples.

Aprendi uma nova palavra: eudamonia. Depois da leitura e de algumas pesquisas no google vi que esse termo não era usado somente por Aristóteles, era usado por vários filósofos da antiguidade para expressar felicidade, bem estar, prosperidade... No wikipédia, li que, para Aristóteles: "A felicidade é um princípio; é para alcançá-la que realizamos todos os outros atos; ela é exatamente o gênio de nossas motivações".

Prefiro o gênio da lâmpada maravilhosa, aquele que o Aladim teve a sorte de conhecer. É claro que o pensamento de Aristóteles vai muito além das poucas palavras que aqui escrevi. Esse filósofo defendia que a felicidade não era um dom, ela tinha que ser conquistada.

 O que me chamou a atenção foram as várias ideias sobre como alcançar a felicidade. Li sobre Platão, sobre os filósofos estoicos, sobre a política do Império Romano, as guerras e os imperadores. Cheguei em um capítulo com o título: "Aprendendo a não se importar".

Daí veio a frase que fez com que meus neurônios dançassem frenéticamente enlouquecidos: ser filosófico é aceitar o que não se pode mudar. Estou longe de aprender a não me importar! Estou longe de aceitar, de mãos cruzadas, o que não posso mudar. Descobri o que tanto me incomoda. Quero mudar as coisas que preferem ficar quietinhas. Quando vou aprender? Acho que tenho uma vida inteira... ou não! 

E foi assim que passei o resto do meu domingo filosofando... pensando em fazer uma lista do que realmente posso pensar em mudar. É hora de dar prioridade para áreas em que eu posso agir e conseguir resultados. Ficar lambendo a lima, não vai me levar a lugar algum. Alguém já tinha me falado isso, mas sou tão teimosa! E essa teimosia machuca tanto!

Filosofando, então, continuo o meu caminho. Quero seguir em frente, ultrapassando as palavras e os planos, agindo, conquistando, mudando sim, por que não?!




Nenhum comentário:

Postar um comentário