domingo, 26 de janeiro de 2014

Leitura e Cultura para todos!

Ontem, ao bisbilhotar minha pasta "Arquivos de Referência", releio o texto abaixo. Penso que todos devem ler e refletir sobre a importância da LEITURA e da CULTURA para o progresso de um país. Precisamos de mais brasileiros leitores, necessitamos de mais cidadãos com acesso à cultura. O que fazer? Reclamar de nossos governantes, falar mal do Ministério da Cultura ou cruzar os braços e dizer que é um problema que nós não podemos resolver?
Eu penso que não! E por isto continuo, como formiguinha, fazendo minha parte como mediadora de leitura, como escritora e leitora que sou, aquela que continua acreditando que pode mudar algo, nem que leve tempo...
E tenho amigos que pensam como eu. Ei! Você aí! Vai ficar parado reclamando ou vai lutar para mudar essa situação?

A IGNORÂNCIA É CARA
(Postado por Affonso Romano, em 12/07/2010, às 11:04 h)
Três noticias no jornal me falam da mesma coisa de forma diferente.
          A primeira, quase como se fosse uma revelação ou escândalo, informa que um colégio de subúrbio no Rio, lá na Penha, foi o melhor  classificado entre todas as escola do estado. O detalhe é que não tem nada daquilo que caracteriza os grandes estabelecimentos de ensino. Ou  seja, não tem prédios modernos, não tem quadra de esporte, nem mesmo um auditório. E, no entanto, a Escola Municipal João de Deus obteve a  maior nota no IDEB (Índice  de Desenvolvimento  da Educação Básica).
          Como explicar isto?
          Simples. simplíssimo: a chave é a LEITURA. Diz a diretora  Luciana Landrino: "Temos projeto de desenvolvimento pela leitura, desde a pré-escola até o quinto ano. Uma vez por semana, os alunos são obrigados a pegar dois livros de literatura para ler em casa". Outra invenção do colégio é a ênfase na redação: criaram o "Correio escolar". Os alunos devem escrever toda semana uma  carta para um colega de classe e os textos são lidos em voz alta.
     A segunda notícia veio na página de ciência de um jornal e informa que "O Brasil forma mais doutores em humanas" e que as ciências exatas e da Terra caíram para o segundo e sexto lugar entre as que mais geraram PhDs entre  1996 e 2008". A matéria começa por dizer que "o doutorando brasileiro está cada vez mais interessado em Machado de Assis  e menos em relatividade". Li isto com interesse e quase espanto, logo eu que sendo leitor de Machado, cada vez me interesso mais pela relatividade.
          Pois bem. A reportagem continua, mas exibe um mal entendido, quase um lamento pelo fato de as ciências humanas terem crescido mais que as exatas. Diz uma autoridade do CNPq que o país precisa  de pessoas para o programa espacial, o programa antártico, a política nuclear, as questões que envolvem o clima, agricultura e pré-sal.
          Concordo. Mas onde  o mal entendido?
          Uma coisa não elimina a outra. Está provado nas sociedades mais desenvolvidas que a formação em "humanas" e "sociais" aperfeiçoa a formação nas "exatas". Meu amigo Cláudio Moura Castro, que hoje está em Belo Horizonte e passou uns 30 anos no exterior lidando com a educação, tem dados irretorquíveis de que os engenheiros, economistas, biólogos, etc. melhoram muito quando têm uma formação humanista.
          E aí entra a terceira noticia desta semana, que vem a favor de minha tese. Informa o correspondente Rodrigo Pinto, lá de Londres,  que  no Reino Unido ficou provado nos últimos 12 anos que  a indústria cultural foi a que mais gerou empregos. O governo inglês chegou à conclusão de algo que estou repetindo há milhares de anos: de que a cultura  é um setor "estratégico", que não tem nada a ver com o "supérfluo". Fizeram as contas e viram que o teatro, a música e outras áreas da cultura, além do que devem produzir, geram  dinheiro e emprego.
          Por isto, quando as pessoas ficam discutindo o pré-sal vendo nele o futuro do Brasil, eu costumo botar a questão de cabeça prá baixo e dizer: o verdadeiro pré-sal é a cultura.

        Machado de Assis não é incompatível com a lei da relatividade.
        O crescimento de doutores nas áreas de humanas e sociais deve ser visto como um progresso.
        Até as crianças da escola João de Deus na Penha sabem disto.
        De resto,é como já li em alguma parte: se você acha que a educação é cara, experimente a ignorância.
        Meus caros: a ignorância, esta sim, é caríssima.
(*) Estado de Minas/Correio Braziliense - 10.07.2010


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário