terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Amizades


"Os verdadeiros amigos são como as estrelas no céu. 
Eles são mais claros nos tempos de escuridão."

Pensei em ler frases sobre amizades para começar este texto. Li várias, algumas doces demais, outras piegas, muitas questionáveis. Parei na mensagem acima. Acho que as palavras "claros", "escuridão" e "estrelas" chamaram a minha atenção.

Sempre que estamos bem temos um monte de "amigos" ao nosso lado. É incrível como aparece gente por todo lado para saber o nosso segredo de felicidade. Nos grupos, então, nem se fala. Se estamos sorrindo, se elogiamos a vida, se há integração com os demais membros do grupo, já somos notados. E há, inevitavelmente, uma "inveja branca" de gente que logo pensa: puxa, queria ser como ele, tem um monte de amigos, está sempre feliz... Também quero um céu estrelado!

Não quero fazer deste texto uma mensagem de auto-ajuda. Não mesmo! O fato é que quando temos um problema, nem sempre há luzes de amizade para brilhar no nosso céu. As estrelas são mais raras do que parecem. Este é o meu momento: tristeza por estar com um céu nublado, se há estrelas, elas estão escondidas.

E por falar em amizade, pensei em buscar livros que tratam do tema. Até fiquei curiosa e com vontade de selecionar estes livros, ler alguns, pensar sobre as relações de amizade em vários contextos, eras, idades, gêneros... E por que não ler sobre este assunto, pesquisar, refletir? Afinal, a Literatura nos ajuda a compreender o mundo, não é mesmo?

Em breve volto com notícias da minha pesquisa. E espero escrever olhando para a lua cheia e rodeada de estrelas. Abrirei a janela, de qualquer forma, pronta para ver qualquer tipo de céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário